terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Dia do Leitor



Fala, seres celomados!!! E aí, tudo bem?

Eu estava pensando na postagem de hoje e me veio em mente: “Como ontem eu não postei no blog e ontem foi dia 07 de Janeiro, o dia do Leitor, porque não escrever sobre isso?” . Assunto do post de hoje decidido, então HERE WE GO!!!

Primeiro, meus caros leitores, gostaria de indicar para vocês um ótimo livro “O leitor“, de Bernhard Schilnk. E se quiserem conferir o filme também que é muito bom, muito mesmo, confiram! Inclusive recebeu 5 indicações ao Oscar em 2009 e venceu em um, pois Kate Winslet foi eleita a melhor atriz.

Segue abaixo o Trailer do filme e a sinopse:




“Na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial o adolescente Michael Berg (David Kross) se envolve, por acaso, com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor. Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.” – Sinopse retirada do site www.adorocinema.com .






Devido ao dia do Leitor resolvi escrever uma pequena dissertação sobre a minha opinião relacionada ao fato da importância da leitura. Leiam:

A importância da leitura

Sabemos que ler é poder e que o poder é para poucos. A leitura não é somente ler palavras, interpretar códigos, mas sim interpretar e compreender o que se lê, uma vez que poucos fazem isso.

Há vários motivos para que se cultive o hábito da leitura: Ela desenvolve a escrita, aumenta a criatividade do indivíduo, faz com que desenvolva a imaginação e de certa forma liberta o homem.

O Brasil não tem muito o que comemorar em relação ao índice de analfabetismo. Possuímos o segundo maior índice de analfabetismo da América do Sul, ficamos na frente apenas da Bolívia. Uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e  Estatística) em 2009 revelou que o índice de analfabetismo brasileiro é de 9,7%, esse valor caiu um pouco até hoje, mas continua muito alto. Sem contar que ainda tem os analfabetos funcionais que são aqueles que leem textos, porém não sabem interpretá-los, ou que sabem apenas assinar seu nome.

Para ter uma ascensão na vida, para se ter um bom emprego ler é imprescindível, por isso a frase “ler deveria ser proibido”, uma vez que as pessoas de um modo geral gostam de coisas as quais são denominadas proibidas.

Sabemos que hoje em dia para se ter acesso a um livro é muito simples, mas o hábito da leitura deve ser estimulado na infância para que a criança aprenda a importância da leitura desde cedo. Então é muito importante desenvolver o hábito da leitura, pois é uma das formas mais fáceis de aprender e formar opiniões.

Pablo Eduardo Nikolais

Lembrem-se: "A leitura engrandece a alma" - Voltaire

Decidi terminar o post com a seguinte frase:

“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede. “ – Carlos Drummond de Andrade

Agora gostaria que você, meu querido leitor, pensasse muito bem sobre tudo esse texto acima e que realmente se importe cada vez mais com a leitura e que possa fazer com que os outros em sua volta comecem a se interessar cada vez mais.

P.S.: Postem nos comentários suas opiniões.

Até mais, deuterostômios,

MAY THE FORCE BE WITH YOU!

11 comentários:

  1. Hmmm gostei bastante do post, Dudu. Você sabe que amo ler, não é? Kkkkk E concordo com os argumentos utilizados.

    Ahh e sobre o filme... Tenho ele no meu pc, viu? Caso queira assistir ;)

    Bjs s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que você gostou do post! haha... Sei sim que você ama ler, minha linda! Uhum, podemos assistir sim depois =D

      Excluir
  2. Ahh e eu não falei que Ralph Fiennes é o intérprete de Voldemort? HAHA

    ResponderExcluir
  3. Mto bom o post. Realmente o que falta no brasileiro é a falta de leitura e deveria ter um estímulo maior por parte de governo. Mais uma vez, mto bom o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Paulo. O governo deveria estimular mais, fazer projetos, melhorar a educação, enfim... tem que melhorar muita coisa. Concordo com isso, só não abordei no post, pois ficaria muito grande! E acho que posso comentar sobre isso em um post futuro!

      Excluir
  4. Òtimo post, o acesso e gosto pela leitura é para poucos. Aproveitem. \o
    Parabéns pelo blog, tá pegando o gosto pela coisa em?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... Obrigado pelos elogios, Ray =D
      Sim, estou gostando muito desse universo que o mundo blogueiro me proporcionou! haha... É muito divertido! E não sabia que eu gosto tanto de escrever! É como o clichê: "vivendo e aprendendo". haha...

      Excluir
  5. Eu já assisti o filme. É incrível! Chorei muito com o desfecho x.x

    ResponderExcluir
  6. Edu, minha professora de gramática do primeiro semestre da facul me indicou esse filme, achei comovente, e surpreendente também! Achei ainda mais triste ela ter morrido simplesmente porque não assumiu que não sabia ler, nem escrever (spoiler) hahaha mas enfim! Ótima indicação! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo, né?! Eu também gostei demais! A primeira vez que assisti foi quando ainda estava no ensino médio. Bom que gostou da indicação, espero que os outros leitores que não tenham assistido ainda procurassem assistir, pois tenho certeza que não irão se arrepender.

      Sem contar que tem o livro também que é muito bom!
      Até mais.

      Excluir