quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Segurança Virtual

What’s Up Folks! Então, com o crescente aumento de compras online, decidi fazer um artigo mostrando como saber se um site é seguro para comprar. Vamos direto ao ponto:

Lembre-se que o site deve ser conhecido,ou seja, não compre em sites ou a vendedores questionáveis, sites visivelmente mal feitos com erros de digitação, promoções absurdas e sempre olhe que  se tem certificados virtuais. Vamos a primeira dica:

Se o site começa com: HTTPS, ele já tem base segura o "S" representa isso além de um cadeado na barra de endereço do navegador,você notará a diferença em outros sites onde só é visto HTTP.HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure ), é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança

Agora que você já entrou no site seguro, procure outros pontos de segurança ou os “certificados” que você vai encontrar no final da página do site. “SITE BLINDADO” é um site de segurança especializado em comprovar a segurança de um site. É bem simples, se o site tem esse certificado no final da página, você está bem seguro. Mas calma não vá apenas por imagem, alguns sites “colam” o selo falsificado. Então olhe diretamente no site do “SITE BLINDADO”. Basta copiar o site  de compras e colar na página do site. Você pode conferir mais coisas sobre segurança por lá! Clique aqui!
selo de segurança
Outro componente de ajuda é verificar a “assinatura virtual” do site. Também irá encontrar um selo para ele e não esqueça de olhar no próprio site clicando no selo, hein?!
selo de segurança



A empresa especializada em segurança ''E-bit", trabalha junto com sites para fornecer segurança para compradores. Ela classifica lojas com medalhas, sendo  : Prata, Ouro e Diamante! Onde a loja  é analisada seguindo critérios como: popularidade, quantidades de reclamações, devoluções, reputação entre usuários etc. Vale lembrar que pessoas reais comentam sobre compras feitas no respectivo site, dando mais credibilidade e confiança para o comprador. É  mostrada o nível de segurança da compra assim: Compra Prata, Compra Ouro, Compra Diamante!

Então, se o site que você vai comprar tem o selo ''E-bit'',você pode estar  tranquilo. Se você quer mesmo segurança , opte por sites que tem o selo Diamante!
selo de segurança
Cuidados no seu PC

Cuidado com e-mails que abre no seu PC, lembre-se que neles podem vir pequenos espiões que podem detectar o que você digita,e enviar para o ladrão virtual. Programas aparentemente seguros podem instalar coisas automaticamente em seu PC. A ideia é você começar a ter segurança em ''casa''. Sempre tenha antivírus atualizado no seu PC. Evite instalar coisas que prometem deixar seu PC rápido e limpo, caso  encontre propagandas sobre programas que fazem isso, algo como: ''BAIXE O  LIMPADOR RÁPIDO" , fuja! Programas de limpeza são encontrados facilmente em sites confiáveis como o Baixaki. Não seja curioso! Não navegue em sites claramente perigosos, o Antivírus não é o superman, ele pode falhar se você abrir a porta da seu PC para o vírus, por visitar sites assim.

Finalizando, ter conhecimento é tudo. Então pesquise sobre o site, fale com pessoas que compraram, com que entende do assunto ''Segurança na Internet'', vá em sites grandes onde fraudes não podem ocorrer, já que o site tem um nome a zelar. Pesquise, pesquise e pesquise e você dificilmente cairá em apuros na internet!

Pesquisado por Adams Buenus, Nerd Guitarrista

ATENÇÃO:

Mais perigoso do que o roubo de dados durante a compra é quando o site envia arquivos espiões para seu computador. Vírus, spywares e keylogs são apenas alguns exemplos de possíveis ameaças que podem fazer com que todos os seus dados sejam enviados para outra pessoa sem seu consentimento.

Por isso, mantenha sempre seus programas de proteção atualizados: antivírus, antisspyware, firewall e tudo o que for possível para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso a suas informações. Apesar de ser algo básico, é algo que merece ser relembrado com frequência para evitar futuras dores de cabeça.

Um comentário:

  1. Mto bom o post. vai ajudar bastante na hora das compras onlines e ctz depois do post vou prestar bastante atenção nas dicas.

    ResponderExcluir