sábado, 23 de março de 2013

Água - um bem precioso



Fala, seres celomados!!! E aí, tudo bem?

Pois bem, meus caros leitores, gostaria de primeiro pedir desculpa pela minha ausência nesse últimos dois dias aqui no Puzzle Mind, pois estava um tanto ocupado.

Voltando ao assunto do post... então, como muitos já perceberam no título da postagem iremos falar sobre água e tá ok, eu sei que o título ficou meio clichê, mas enfim, ontem foi o Dia Internacional da Água e eu resolvi falar um pouquinho sobre isso aqui, pois ontem não postei nada no blog.

Então, meus queridos leitores, como todos sabemos a água é de suma importância para a sobrevivência de nós, seres humanos, e O nosso corpo é composto por mais de 70% de água.

Sua importância é tanta que podemos visualizá-la desde a antiguidade onde, por exemplo, os egípcios se instalaram nas margens do Rio Nilo e construíram as primeiras cidades do mundo.

Diante disso podemos dizer que: "tudo com água fica mais fácil, sem ela tudo fica mais difícil" e essa realmente é uma verdade irrefutável!

Precisamos da água em todos os momentos de nossas vidas. Seja para nos hidratar, matar a sede dos animais, para tomarmos banho, lavarmos a louça, preparar os alimentos, lavarmos as roupas, irrigar a terra, lavarmos as mãos, escovarmos os dentes e "n" coisas a mais. É muito importante, não é mesmo? Viram no que tanto utilizamos a água no nosso dia-a-dia e essas só foram algumas coisas, pois ainda tem muito mais!

Certo, pessoal, nós precisamos muito de água, isso é fato! Mas sabemos que um dia se continuarmos com esse grande desperdício um dia ela irá acabar, não é mesmo? Mas aí vocês podem me dizer: "Mas, Eduardo, a Terra é composta por mais de 70% de água. É água demais, não vai acabar não!". É realmente a água não vai acabar não, mas a água própria para o consumo SIM!

"Apenas uma ínfima parte da água disponível é própria para o consumo humano e aí reside o problema. De toda a água existente no mundo, 97,5% é salgada e pode ser encontrada em mares e oceanos. Outros 2.493% é doce mas está localizada em geleiras (1,979%) ou regiões subterrâneas (0,514%) de difícil acesso. Somente 0,007% de água oriunda dos rios, lagos (0,006%) e atmosfera (0,001%) está disponível para o consumo humano". Vejam a reportagem aqui.

Ou seja, o quanto temos de água doce e própria para o uso é MUITO POUCO se comparado com o total de água existente no planeta Terra, não é mesmo? Pois é, e como sabemos e também é mostrado nessa pesquisa a maior parte da água própria para o uso está localizada em locais de difícil acesso. E isso é bastante complicado.

E então, o que faremos? Aah, isso é bem simples na prática o que fica mais difícil de ser realizado é na teoria, pois todos nós, seres humanos, deveriamos estar cientes que temos que preservar o pouco de água própria para o uso que nos resta e devemos racioná-la de diversas formas. Tais como: tomar banhos mais curtos, ao escovar os dentes, lavar as mãos e lavar a louça fechar sempre a torneira quando não estiver usando, juntar uma boa quantidade de roupas antes de colocar na máquina de lavar, não jogar lixo nos rios e nos córregos etc.

Portanto, meus queridos leitores, para que seja mais fácil e que as pessoas tenham mais consciência para com o uso e racionamento da água a ONU (Organização das Nações Unidas) criou em 1992 o dia Internacional da Água que acontece em todo dia 22 de março de cada ano. E essa conscientização deve ser posta em prática desde quando o indivíduo for ainda criança, por isso que é muito importante que haja a semana da água, onde os estudantes fazem trabalhos e estudam sobre a importância da água, seu racionamento, utilização, etc.



É isso aí, pessoal, espero que tenham curtido meu post! Deem suas opiniões nos comentários e vamos fazer nossa parte, não é mesmo?

Até mais, deuterostômios,

MAY THE FORCE BE WITH YOU!

2 comentários:

  1. Legal, todos nós sabemos que temos que economizar a água por causa disso e daquilo, mas quase ninguém é ciente de que devemos realmente economizá-la/"preservá-la" !!!

    ResponderExcluir
  2. Amooor, fiquei com sede... Kkkkk Depois de um post desse, né? Mas enfim, concordo contigo. A água é muito importante e a gente precisa sempre poupar. Eu sempre diminuo o jato d'água quando escovo os dentes :3 hehe Gostei das dicas, Du. Mas você deveria ter aconselhado as pessoas a pararem de tomar banho pra nós podemos ter mais água HUEAHUEHAU err brinks.

    Enfim, mais um ótimo post, amor! <3
    Bjs bjs

    ResponderExcluir