quarta-feira, 27 de março de 2013

Chobits: a busca por si mesmo e uma pessoa especial


Dessa vez, o post-recomendação vai ser sobre um anime mais "leve", visto que o anterior foi sobre Death Note e precisamos dar uma relaxada na trama de hoje hehe Enfim, não lembro há exatamente quanto tempo eu assisti esse anime, mas sempre me falaram muito bem, então decidi conferir. Está certo que nem sempre as coisas foram como eu pensei que seriam, visto que eu tinha uma imagem bem shoujo (embora não seja) de Chobits, porém, é muito bom e eu recomendo bastante.

O ponto alto de Chobits é a temática tecnológica e individualista num mundo onde as pessoas estão cada vez mais solitárias. "A Cidade sem Ninguém" é uma história contada no decorrer do anime e realmente me encantou ao ponto de me dar vontade de chorar. Não exatamente por ser triste (no fundo, é sim). Mas principalmente por mostrar a necessidade que todos nós temos de encontrarmos nossa pessoa especial, aquela que será só nossa e que estará conosco não por necessidade, mas porque nos ama profundamente (alô, Puzzle Boy! <3).


Bom, esse anime é, na verdade, uma adaptação do mangá de mesmo nome, o qual foi criado pela tão aclamada CLAMP. Não pretendo falar muito sobre isso agora (deixarei para um outro post), mas resumindo bastante para quem não conhece: CLAMP é um grupo de mangakás do Japão, o qual é responsável por vários nomes notáveis de mangás, tendo grande parte de seus trabalhos adaptados para a animação e liveactions. Levam o nome CLAMP: Card Captor Sakura, TSUBASA RESERVoir CHRoNiCLE, Magic Knight Rayearth, Angelic Layer, RG Veda, Kobato, dentre outros (inclusive e obviamente, Chobits).

Enfim, a trama é bem simples de ser entendida, mas isso não desmerece a história. Aliás, simplicidade não desmerece história alguma. Entretanto, mesmo sendo bastante fácil de entender, Chobits nos remete vários pensamentos filosóficos e existenciais, uma vez que nos mostra temas bem atuais, mas que foram adaptados a um universo mais futurístico.

Ah, uma coisa que merece ser informada: eu já mencionei que, a princípio, pensei que Chobits era uma obra shoujo (direcionada ao público jovem feminino). Entretanto, esse anime (tal como o seu mangá) se encaixa no gênero seinen, o qual é geralmente aceito pelo público masculino de 20 a 40 anos. Embora seus personagens possuam traços bastante "fofos", existe uma certa e nítida maturidade em algumas cenas, por isso não se recomenda para pré-adolescentes ou mais jovens.


Sinopse


Chobits se desenrola em torno da história de Hideki, um garoto natural do interior de Hokkaido, mas que decide se mudar para Tóquio a fim de ingressar na Universidade de lá. Rounnin (quem prestou vestibular mas não passou), ele começa a encontrar dificuldades desde a sua chegada, pois nota a grande diferença entre a capital e sua cidade natal.
Antes de qualquer outra coisa, Tóquio é tecnologicamente avançada, tendo uma grande infinidade de eletrodomésticos e produtos que Hideki nunca havia visto. Além disso, é bastante comum ver persocons (Personal Computer) nas ruas. Eles são "robôs domésticos" e são capazes de uma infinidade de coisas, mas claro, apenas se tiverem o software adequado. Caso contrário, é preciso o dono do persocon instalar nele um software de aprendizado e ensiná-lo todas as tarefas que ele deverá desempenhar. Existem desde persocons propriamente "domésticos" até aqueles ligados à indústria do sexo.


Ao estar voltando para seu apartamento em Tóquio, Hideki encontra em meio ao lixo uma linda persocon, e como ela parece estar em perfeito estado, ele a leva para casa e a partir daí decide que ela será sua persocon doméstica (Hideki também começa a ter pensamentos poluídos com relação a seu persocon *tsc tsc*). Ao ligá-la, a robô não demonstra ter nenhuma habilidade e a única coisa que consegue falar é Chii (lê-se "tchi"), daí o nome que Hideki lhe dá. A partir desse ponto, ele começa a notar coisas e comportamentos estranhos em Chii e tenta desvendar vários mistérios nos quais ela parece estar envolvida.


Personagens


Chii não é exatamente a protagonista, muito embora a história gire em torno de sua existência.
Ela é encontrada por Hideki quando ele está voltando para casa após suas aulas e então passa a ser sua persocon. Entretanto, Chii não possui qualquer memória ou habilidade, então aprende tudo a partir do que Hideki lhe ensina.
Mistérios giram em torno de Chii e imagina-se que ela faz parte da série de persocons raros de nome Chobits. A princípio, isso é apenas uma lenda. Porém, coisas estranhas começam a acontecer quando Chii está por perto.

Hideki é um rounnin que se muda para Tóquio em busca de entrar na Universidade de Tóquio. Porém, logo que chega ele percebe que as coisas não serão fáceis.
Desastrado e levemente depressivo, Hideki fica muito entusiasmado quando encontra uma linda persocon e logo trata de cuidá-la e ensiná-la várias coisas. Por vezes tem pensamentos sujos sobre ela.
Mesmo assim, Hideki é uma boa pessoa e aos poucos começa a se importar bastante com Chii e se afeiçoar a ela. Mas espera aí... Como algo seria possível se ela é uma persocon?

Shimbo está, assim como Hideki, estudando para ingressas na Universidade de Tóquio. Ele é também o seu primeiro amigo na capital e faz o possível para ajudá-lo.
Inclusive, quando Hideki encontra Chii, é Shimbo quem o ajuda, pois o informa sobre persocons, marcas, suas necessidades, softwares, dentre outras coisas. E é ele também quem apresenta a Hideki uma pessoa mais experiência em robótica, o qual lhe ajuda com os mistérios de sua persocon.
Bastante amigo e divertido, Shimbo é também o dono de Sumomo, uma persocon móvel.

Sumomo é a NotePersocon (persocon "de bolso") de Shimbo. Por ser um modelo humanóide menor, ela é mais barata que muitos persocons. Entretanto, não deixa de ser útil: ela baixa arquivos direto da internet, entra em sites, faz pesquisar, ensina ginástica, serve como despertador, anota recados e faz muitas outras coisas.
Extremamente ativa, Sumomo tem muito medo de Hideki (principalmente quando ele começa a gritar).
Além disso, ela é a "amiguinha" de  Chii e está sempre disposta a animar qualquer um que esteja triste ou com uma "atmosfera muito densa".

Freya (ou "Dark Chii") é a imagem que aparece nos sonhos de Chii ou quando ela fecha os olhos.
Ela é um mistério constante e normalmente aparece em momentos tensos da história.
Acredita-se que Freya está diretamente ligada ao passado obscuro de Chii.

Freya envolve muitos spoilers. Só posso falar mais uma coisa: ela sabe muito mais do que qualquer um imagina sobre o passado de Chii.




Abertura



Encerramento



Bom, galera. É isso. Espero que tenham gostado. Esse segundo vídeo é o segundo encerramento de Chobits e eu particularmente amo essa música. É triste de uma forma muito linda. Confiram. 

Enfim, eu quero saber de vocês: já assistiram Chobits? Se sim, o que acharam? E se não tiverem assistido ainda, ficaram com vontade? Ahh, comentem também se conhecem algum outro trabalho do CLAMP e/ou se querem que depois eu faça um post falando apenas sobre esse grupo de mangakás. Até a próxima e obrigada pela visita!


Patrícia Melo,
Bombril do Puzzle Mind

2 comentários:

  1. Hmmm... ótimo post, amor!
    Muito boa a indicação e curti bastante a forma como você descreveu o anime e caracterizou os personagens...inclusive fiquei interessado em assistir. =D

    ResponderExcluir
  2. Hehe obrigada :3 Talvez eu baixe novamente e aí podemos assistir :)

    P.S.: Pode apagar o comentário acima hehe Eu esqueci de logar e comentei pela conta errada :s

    ResponderExcluir