sábado, 9 de março de 2013

Death Note: suspense e mistério por um nome


Sabe aqueles animes que te impressionam e te deixam um gostinho de "quero mais"? Pois é, foi isso que senti ao assistir Death Note. Dentre os animes de mistério e suspense, não é o meu preferido (gosto mais de Code Geass). Porém, essa é uma questão pessoal, então cada um pode gostar ou desgostar em proporções diferentes. Mas enfim, um amigo havia me passado todos os episódios só que eu demorei muito a assistir. Quando finalmente peguei o CD e passei para o meu computador, fiquei surpresa em como esse anime me surpreendeu. Foi melhor do que eu pensei.

Há pessoas que não gostam muito porque a história original não é a contada no anime. Entretanto, levando em consideração apenas a animação, eu gostei e recomendo. Foi por isso que ponderei postar sobre isso e o Puzzle Boy - que já assistiu também - me deu o maior apoio. Sendo assim, vamos seguir com o post?


Sinopse


Death Note (originalmente um mangá escrito por Tsugumi Ohba) baseia-se na vida de Yagami Raito, um estudante do ensino médio que, apesar de ser o melhor de todo o Japão, é também bastante revoltado com a sociedade em geral.
Num dia comum e entendiante, Raito encontra, jogado no chão, um caderno preto cuja capa possui "Death Note". Ao verificar o caderno, ele encontra instruções escritas em inglês, as quais afirmam que se algum nome for escrito nesse caderno e a pessoa que o escreveu tiver em mente o rosto da pessoa que teve seu nome escrito, essa pessoa irá morrer da forma como foi escolhida e escrita pelo assassino. Entretanto, caso nenhuma forma de morte seja mencionada, a vítima morrerá em até 40 dias.
Após isso, Raito decide aproveitar a "oportunidade" que lhe surgiu e então tem a ideia de matar todos os criminosos, quantos ele puder. Entretanto, os seus planos começam a ser frustrados por L, um detetive particular que começa a investigar tantos casos de criminosos morrendo de formas misteriosas.
Apesar de suspeitar e saber que Kira (Killer) é Raito, L precisa de provas. E é justamente por isso que começa uma série de investidas por parte dele e da polícia a fim de descobrirem que está matando tantas pessoas sem ao menos ser visto.


Personagens


Yagami Raito (ou Light. Logo após, denomina-se Kira) é um dos melhores estudantes do Japão - há quem diga que é o melhor - e é um adolescente bastante revoltado com a realidade do mundo em geral.
Quando encontra o Death Note e passa a ter conhecimento de como ele funciona, Raito decide assassinar todos os criminosos que puder. Entretanto, suas investidas fazem com que o número de mortes aumente bastante, o que chama a atenção da mídia do mundo inteiro e também da polícia, que tem L como detetive, o qual é extremamente inteligente e começa a fazer tudo quanto pode para provar ao mundo inteiro que Kira é quem ele pensa ser, mas que não denuncia por não ter provas.




L é um detetive particular muito inteligente e mundialmente conhecido por conseguir decifrar os casos mais complicados que possam existir.
Sua real identidade é um mistério, e embora eu saiba seu real nome, não vou mencionar aqui porque seria um grande spoiler. Entretanto, mesmo que não diga a ninguém seu verdadeiro nome, a única pessoa que tem conhecimento dessa informação é Watari, seu assistente.
L também tem certa fama de esquisito tanto por sua aparência como por suas manias, dentre as quais está colocar o dedo sobre os lábios e sempre sentar sobre as pernas, não importando o local ou a situação.




Não há muito o que falar sobre Ryuuku (ou Ryuk, dependendo da versão de legenda). Basicamente, ele é o shinigami originalmente portador do Death Note que foi encontrado por Raito e é quem está constantemente a seu lado.
Seu vício é comer maçãs e, segundo ele, caso fique sem comer, pode sofrer de uma grave abstinência.
Uma observação importante não somente sobre Ryuuku, mas sobre shinigamis em geral: eles são invisíveis. Só os vê quem porta seu Death Note ou quem possui olhos de shinigami.



Amane Misa é uma famosa ídola japonesa e possui uma personalidade marcante. Portadora de um Death Note - cujo shinigami se chama Remu -, os assassinos de seus pais foram mortos e especulou-se que a causa foi Kira. Sendo assim, Misa começa a sentir uma grande admiração por ele e sonha poder conhecê-lo um dia.
Ao conhecer Raito, apaixona-se por ele e logo começa a ajudá-lo no máximo que pode, chegando a se passar pelo Segundo Kira, a fim de protegê-lo e despistar policiais e, principalmente, L.

Há mais para falar sobre Misa, entretanto, muito provavelmente teria que mencionar algum spoiler. Então vou parar no básico mesmo.





Uma das crianças superdotadas que aparecem no anime, Near originalmente não existe, pois foi inventado apenas para o anime.
Inicialmente, Near morava no orfanato Wammy's House, junto de Mello (outro superdotado) e algumas outras crianças. Extremamente inteligente, Near afirma que só não consegue ultrapassar L, mas que pode muito bem se equivaler a ele caso tenha a ajuda de Mello.
É o primeiro na sucessão de L e, em determinado momento do anime, cria a SPK, uma fundação cujo único objetivo é procurar e encontrar Kira.






1ª Abertura



1º Encerramento



Bom, esse é o post. Espero que tenha ficado bem informativo e esteticamente legal. Agora eu quero saber de vocês: quem aí já assistiu (ou leu) Death Note? Gostaram ou não? Comentem e vamos conversar sobre o assunto hehe Um grande abraço!


Patrícia Melo,
Bombril do Puzzle Mind

2 comentários:

  1. Ótimo post, amor.
    Você sabe que eu gosto bastante de Death Note, não é mesmo? E sabe que dentre os animes de mistério e suspense esse é o meu preferido.
    Inclusive você me indicou o Code Geass o qual você disse que também é muito bom, mas ainda não assisti.

    Então, ficou muito bem explicado o anime eu curti muito! E ficou muito bom o resumo dos personagens. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei sim hehe Postei esse dessa vez porque você gosta :)
      Pois é, espero que você decida assistir Code Geass kkkk Obrigada, amor <3

      Excluir