quarta-feira, 13 de março de 2013

FullMetal Alchemist: Brotherhood - Um anime para toda a vida



O título desse post foi um dos mais difíceis que já tive que escolher. Sendo FullMetal Alchemist: Brotherhood um dos melhores animes que eu já assisti, não consegui realmente pensar em algo. Gosto tanto, mas tanto desse anime que o meu blog, Alquimista de Sonhos, tem o nome baseado nessa trama. Mas enfim, FMA é uma mistura de vários gêneros, desde ação e mistério até mesmo comédia e, em alguns poucos (porém, muito bons!) momentos, romance.

FullMetal Alchemist é originalmente um mangá criado por Harakawa Hiromu que, pasmem, é uma mulher! Isso é pra que vocês vejam que uma mangaká pode muito bem criar um ótimo shounen. Enfim, ele tem duas versões animadas: o simplesmente FullMetal Alchemist e o FullMetal Alchemist: Brotherhood, sendo o segundo o mais fiel à obra original. Já li o mangá e posso dizer que essa versão é extremamente parecida com o que foi desenhado e escrito nas páginas dos quadrinhos, tendo a vantagem de, obviamente, ser animada.

Outra coisa importante sobre esse anime é a incrível inspiração vinda da Segunda Guerra Mundial. Olhos atentos perceberão que o incidente e logo após a guerra entre alguns países e Ishval é bem semelhante à guerra declarada entre Alemanha e vários outros países do mundo. O extermínio do povo Ishvaliano e o consequente massacre de inocentes nos remete à ideia que Hitler tinha da superioridade da raça ariana. Além disso, a situação é igualmente semelhante quando em cenas dessa guerra é mostrado um foco muito grande nos cabelos loiros e olhos azuis do Exército que posteriormente Edward fará parte (em nossa história, seriam os alemães) e a pele e olhos mais escuros do povo de Ishval (o qual se refere principalmente aos judeus).

Enfim, antes de disponibilizar a sinopse (ainda nesse post), quero dizer que qualquer pessoa deveria ler e/ou assistir FMA, principalmente a versão que estarei falando nesse post. Não é apenas uma animação, mas é uma grande lição de vida pra qualquer pessoa que queira aprender mais sobre integridade, família, amizade, amor, lealdade, perda, luta, força de vontade etc. Eu super recomendo mesmo e tenho certeza que o mundo inteiro poderia ser melhor se simplesmente as pessoas assistissem esse anime realmente com a intenção de mudar suas atitudes. Pode parecer uma opinião meio boba, mas é o que eu acho do fundo do meu coração.


Sinopse


FullMetal Alchemist: Brotherhood baseia-se na tragetória dos irmãos Elric (Edward e Alphonse) em busca da pedra filosofal. O desejo deles vêm da tragédia que ocorreu na infância dos dois, quando eles tentaram utilizar alquimia para ressuscitar a mãe e tudo acabou dando errado: Edward perdeu a perna esquerda e Alphonse perdeu o corpo inteiro. Ou seja, sumiu, "morreu"... como queiram. Para conseguir a alma do irmão e anexá-la a uma armadura, Edward paga o preço perdendo também seu braço direito. Não tendo pai - ele abandonou a família quando os dois ainda nem eram crianças direito -, os dois decidem abandonar a casa onde moravam e começam uma busca pela pedra filosofal, conhecida entre muitos, principalmente entre os alquimistas, por lhes dar tamanho poder ao ponto de quebrar a Troca Equivalente, princípio básico da alquimia que afirma ser necessário algo de valor equivalente ao que se quer conseguir.


Existem muitos outros personagens nessa história, incluindo Winry Rockbell (amiga de infância dos dois irmãos) e sua avô, Roy Mustang (coronel do exército), entre outros. A seguir, irei listar os de maior importância, mas resumindo muito porque quase todos os personagens têm um papel importante no decorrer da trama.


Personagens


Antes de qualquer descrição: as otome pira no alquimista inteligente e saradão! Hahahahaha

Enfim, brincadeira à parte... Edward Elric é o irmão mais velho da história e podemos dizer que é também um prodígio: mesmo quando ainda era criança começou a aprender alquimia por conta própria e desde cedo já podia fazer pequenas e simples transmutações. Utilizando os livros do pai, já sabia algumas coisas sobre alquimia antes mesmo de recorrer a ela.
Após a tragédia da morte da mãe e da transmutação humana que falhou, Edward e seu irmão passam por um treinamento com uma alquimista e, após isso, ele vai para a ciapital e demonstra suas habilidades em alquimia, entrando para o Exército e recebendo o título de Alquimista de Aço.
Mesmo com 15 anos, Edward é pequeno e se irrita quando mencionam sua altura, sempre fazendo grande estardalhaço contra quem o chama de baixinho. Mesmo assim, ele não gosta de tomar leite e diz que é porque não há nada bom numa bebida branca.



Alphonse Elric é o irmão mais novo e após a tragédia na transmutação da sua mãe, ele tem a sua alma anexada à uma armadura. Por conta disso, ele é constantemente confundido como sendo o Alquimista de Aço, o que deixa Edward muito irritado.
Apesar de parecer perigoso, Al é um menino muito meigo e gentil, estando sempre disposto a ajudar qualquer um que esteja precisando.
Outro fator importante é que ele não lembra de nada que ocorreu ou onde estava quando sua alma havia sido perdida.


Winry Rockbell é a amiga de infância de Edward e Alphonse. Sempre junto deles, ela fica bastante triste quando os dois saem de sua cidade natal e vão para a capital, mas sempre os apoia (do jeito dela, claro).
Em várias ocasiões podemos nos divertir com o modo como Winry cuida de Ed e Al. Seu jeito direto e cuidadoso faz com que as vezes ela aja agressivamente, principalmente com Edward.
Além disso, Winry é órfã de pai e mãe. Seus pais eram médicos e foram servir ao exército na guerra contra Ishval. Lá, foram mortos enquanto prestavam assistência. Com isso, Winry também tem medo de que seus dois amigos se envolvam em algo perigoso demais e acabem morrendo, tal como seus pais.
Outro detalhe (não tão detalhe assim, porém muito importante) é que desde o início podemos notar uma certa afinidade especial entre Winry e Edward, de quem além de amiga ela também é a mecânica que faz seus automails (braço e perna mecânicos).


Roy Mustang é coronel do exército. Muito ambicioso, ele deseja um dia se tornar o Führer, a fim de não precisar seguir ordens de ninguém e poder proteger as pessoas que ama.
Seu braço direito é Riza Hawkeye, a quem confia plenamente e, pelo que podemos perceber nas estrelinhas, por quem é apaixonado.
Mustang é conhecido no Exército como o Alquimista das Chamas.



Existem muitos outros personagens e acima eu citei apenas alguns dos "bons". Decidi não colocar aqui os vilões porque são muitos e eu não sei como eu poderia deixar qualquer um deles de lado, visto que todos são importantes. Entretanto, creio que os 4 acima mostrados já estão de bom tamanho.


Todas as aberturas



Todos os encerramentos



É isso, pessoal. Decidi colocar todas as aberturas e todos os encerramentos porque apesar de ter o meu preferido de cada um, gosto de todos. Espero que gostem também. Lembrando que esses vídeos podem ter spoilers em algumas partes.

FullMetal Alchemist: Brotherhood compreende 64 episódios. E mesmo sendo um anime pequeno, eu simplesmente não notei demorar a acabar, pois gostei muito mesmo. Mas agora eu quero saber de vocês: se você já assistiu, nos diga o que achou. E se ainda não assistiu, sentiu interesse?


P.S.: Eu já tenho o MEU ED! (Alô, Puzzle Boy! <3) Meninas, não indico o meu por justamente ele ser meu, mas procurem e adquiram já o de vocês hehe Brincadeira!

Patrícia Melo,
Bombril do Puzzle Mind 

5 comentários:

  1. Que post incrível! Sério...muito bom mesmo!
    Gostei bastante da forma como você abordou o tema do anime, as suas análises e comparações e conseguiu falar muito bem do anime e descreveu super bem os personagens!

    FullMetal Alchemist: Brotherhood é um dos meus animes preferidos e gosto muito sempre ver coisas sobre e você escreveu perfeitamente bem.

    E eu curti muito o seu comentário no final, haha... Eu te amo muito, amor.

    Meus parabéns. Continua assim. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, que bom que gostou, Dudu :3 Fico muito feliz por isso. Devo admitir que também fiquei bastante orgulhosa desse post hehe Te falei, não foi?
      HAUEHAUEA Pois é, o brinks do final...
      Também te amo muito, Du!

      Excluir
  2. Aah, já ia esquecendo... a escolha do título do post foi ótima também, amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo? Fiquei muito indecisa na hora de escolher @_@

      Excluir
  3. Melhor anime! sempre me emociono quando revejo... Ótimo post!

    ResponderExcluir