quinta-feira, 7 de março de 2013

O lado bom e o lado ruim de Hugo Chávez


Fala, seres celomados!!! E aí, tudo bem?

Pois bem, ontem(06/03/2013) estava estampada na capa de muitos jornais, tais como The New York Times(somente o Jornal mais famoso do Mundo, que é dos EUA, hehe), Folha de S.Paulo, entre muitos outros, a reportagem que trazia a morte de Hugo Chávez, que aconteceu na tarde do dia 05/03/2013. O mesmo morreu aos 58 anos, em Caracas (capital Venezuelana) após mais de um ano e meio lutando contra o câncer.

Visto isso, meus caros leitores, resolvi escrever aqui no Puzzle Mind um pouco sobre Hugo Chávez e sobre o seu governo (Novo Socialismo) que é um assunto muito interessante para ser abordado e como eu gosto de passar informação, cá estou eu escrevendo um pouco sobre esse tema no meu blog e quem não ouviu dizer que "ensinar é aprender duas vezes" (Joseph Joubert), pois bem isso também se enquadra quando eu escrevo aqui no blog, pois acabo aprendendo mais ainda.

Eu quero deixar bem claro a vocês, meus queridos leitores, que nesse post eu tomarei como base um vídeo que assisti da colunista da Globo Míriam Leitão e também a partir do meu conhecimento teórico e adquirido sobre o assunto.

Para quem quiser dar uma conferida no vídeo basta clicar aqui.

Sem mais delongas, vamos para o assunto principal do post que é "O lado bom e o lado ruim de Hugo Chávez e a situação da Venezuela":

Míriam Leitão no ínicio do vídeo fala o seguinte: "Na verdade a Venezuela quando você pensa em Hugo Chávez há duas formas de avaliar Hugo Chávez, tem gente que defende porque diz que ele significou uma redução na pobreza, um aumento de renda dos muito pobres porque o governo fez transferências de rendas político-sociais mais ativas e tem gente que fala: - Não, o Hugo Chávez é uma ameaça a democracia. Qual dos lados tem razão? Os dois na verdade"

Então, pessoal, visto isso já podemos analisar qual contexto iremos abordar, não é mesmo? Tem-se aquelas pessoas que "defendem com unhas e dentes" Hugo Chávez e a sua forma de governo centralizado que dava subsídios a população mais pobre, já outros são completamente contra, pois o seu governo era uma ameaça a democracia, visto que ele estava na presidência da Venezuela há 14 anos e isso para uma democracia "não é saúdavel", assim como Míriam Leitão usou essas três palavras para definir.

Assim como vimos no vídeo (se você ainda não assistiu é melhor voltar aí em cima e clicar no link, pois esse post tem como base o vídeo) Hugo Chávez fez em sua campanha políticas sociais que realmente causou um declive no percentual de pobreza, mas essas políticas sociais dependiam muito de ele estar no poder, pois eram doações de dinheiro do próprio Estado que vinha da PDVSA (Petróleos de Venezuela S.A.).

Pois bem, por ocorrer isso e Hugo Chávez ir tirando cada vez mais dinheiro da PDVSA para usá-los em suas doações e nas suas políticas sociais a empresa acabou investindo cada vez menos com medo dessa política de Hugo Chávez e os investidores em geral ficaram com medo também.

Tudo bem que Hugo Chávez fez um acordo com Cuba para que vários médicos de lá fossem para Venezuela e vários medicamentos também (esse acordo aconteceu em Outubro de 2000), bem como suporte técnico, educação, mas em troca disso dar para Cuba mais de 1000 barris de Petróleo por dia também já é DEMAIS. Confira as relações entre Venezuela e Cuba aqui. Detalhe: Está em inglês.

Então, fica bem CLARO quando Míriam Leitão fala o seguinte: "Hugo Chávez como administrador é péssimo. O país não tem crescido, não aproveitou o bom do petróleo...ele assustou investidores tanto nacionais quanto internacionais". Pois é, fica nítido que ele realmente não foi um bom administrador e essa tem que ser uma das características de um líder, de um presidente. 

A Venezuela é um dos 12 membros da OPEP (Organização do Países Exportadores de Petróleo) e só temos dois membros da OPEP na América do Sul que são Venezuela e Equador, mas Hugo Chávez não aproveitou a grande quantidade de Petróleo que tem na Venezuela para alavancar a economia do país e para fazer com que o país tivesse um crescimento sustentável. Ele só pensou em tirar o dinheiro da PDVSA para melhorar usar nas suas políticas sociais e não pensou em melhorar a economia venezuelana e eu concordo nesse ponto que Míriam Leitão diz que ele foi um péssimo administrador e isso realmente é fato!

Sem contar que a criminalidade na Venezuela também aumentou demais, assim como citou Míriam Leitão. O número de homicídios aumentou, furtos, roubos etc. Vejam um pequeno texto sobre a criminalidade na Venezuela aqui.

Um outro fato importante de se falar também é que na Venezuela os meios de comunicação foram censurados por Hugo Chávez, visto que ele só mostrava o que queria e nas campanhas políticas a maioria das propagandas eram de "transmissão obrigatória nas quais informava, liberava recursos ou inaugurava obras, em aparições sempre impregnadas por um estilo próprio, com direito a piadas, contos e músicas." - parte entre aspas retirada daqui.

Portanto, meus caros leitores, de um modo geral o governo Hugo Chávez foi ruim, mas ele fez uma política social que foi melhor do que as antigas elites que disputavam o poder na Venezuela que não faziam uma política social boa que abrangesse toda a Venezuela assim como Hugo Chávez fez, porém ele  não fez com que o país crescesse muito economicamente e acabou causando um déficit em relação a tudo isso e ocasionando uma maior violência etc.



Para uma análise mais completa que a minha eu indico a vocês darem uma olhada no site do G1 na reportagem onde fala de tudo um pouco do governo de Hugo Chávez. Segue o link aqui.

Então, é isso, pessoal! O post ficou um pouco extenso, mas foi necessário! O que vocês acharam? Vocês já tem uma opinião formada sobre a política na Venezuela e Hugo Chávez? O que acham de tudo isso? Postem nos comentários, seria legal ver um debate sobre isso nos comentários.

Obrigado por lerem os posts do Puzzle Mind e...

até mais, deuterostômios,

MAY THE FORCE BE WITH YOU!

 

13 comentários:

  1. Unraaaaa! Adorei! :D
    Continue assim... :*

    ResponderExcluir
  2. Eu sinceramente tenho uma opinião bem "diferenciada". Pra mim, Hugo Chávez foi "bom" dependendo do ponto de vista pelo qual analisamos. E se formos ver através dos EUA, eu apoio o governo Chávez não realmente pelo governo EM SI, mas pelo confronto ao qual ele constantemente ficava impondo à maior potência do mundo. Com exceção de países árabes e alguns orientais, são poucos aqueles que batem de frente com a opinião de Obama e "sua galerinha".

    Mas enfim, por outro lado... Não é bom fazer o que ele fez ao colocar as pessoas numa redoma. Muito embora ele somente tenha feito o que todo governante (ou pelo menos a grande maioria) costuma fazer: fechar a mente dos cidadãos. Melhorou a vida de algumas muitas famílias mas não deixou que elas duvidassem disso (levando em conta a grande censura imposta no país).

    Bom, é basicamente isso. A princípio as pessoas duvidam da veracidade da notícia por conta da mencionada GLOBO, mas essa reportagem em vídeo é bem resumida, porém muito boa pra termos uma ideia da situação. Gostei MUITO do post, Dudu! E vou ser extremamente sincera (como sempre kkk): nem notei que ficou comprido. Fui lendo, lendo e lendo e quando me dei conta, já tinha terminado.

    Ótimo post, amor! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo os fatos que você apontou aí acima. De fato é interessante um país bater de frente com a opinião dos EUA, não é verdade? Mas expulsar o embaixador americano da Venezuela eu não acho certo.

      Você sabe que pelo governo em si ele não foi tão bom, né? Não foi um administrador tão bom, com todo o poder que o petróleo proporciona a Venezuela ele poderia trazer ainda mais melhorias e fazer com que a Venezuela crescesse economicamente, mas não o fez, não é verdade?

      É a mais pura verdade... censura não é legal!

      haha...Pois é, entendo, mas é bem verídica mesmo essa notícia. Pesquisas mostram isso e a Míriam Leitão é uma ótima colunista e valendo salientar que o post ainda foi feito a partir do meu conhecimento teórico e adquirido sobre o assunto. Então, podemos dizer que o texto ficou bom, não é verdade? hehe...

      Obrigado, amor. Fico feliz que tenha gostado

      Bjs bjs

      Excluir
    2. Pois é, uma coisa é não não se dar com um país, outra bem diferente é cortar a diplomacia que DEVE existir, sendo nações amigas ou não.

      Concordo com isso do petróleo porque realmente poderia ter ajudado bastante o país. A economia poderia ter melhorado e isso poderia acarretar um índice melhor de educação, saúde e até mesmo de segurança. Porém, até a criminalidade aumentou, não foi?

      Foi, eu te falei que muita gente poderia duvidar da veracidade por conta do nome GLOBO kkkk Mas eu costumo conhecer algo antes de julgar. Assisti esse vídeo que você colocou como base e achei bem interessante. Resumido mas bastante esclarecedor.

      Que nada, amor. Gosto muito dos seus posts e esse foi um dos melhores :) Bjs bjs

      Excluir
  3. Respostas
    1. Super completo? Você achou mesmo?
      Que ótimo.

      Obrigado =D
      Até mais.

      Excluir
  4. Bem, minha opinião é um pouco diferente, por quê eu acho q Hugo Chavez até era um bom presidente.. já que, as pesquisas que eu vi, diziam que a criminalidade na Venezuela tinha baixado, a educação tinha melhorado, índice de desemprego diminuiu bastante, as pessoas de lá não pagavam nem conta de luz nem de água... é claro, ele era um "ditador", fechava a mente das pessoas, mas mesmo assim, as únicas pessoas que reclamavam do seu governo era os EUA e os seus inimigos politicos. Essa é minha opinião, Post mto foda.! vlw Dudu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A criminalidade tinha baixado? Que pesquisa foi essa? Temos que analisar também a veracidade dessas pesquisas, não é mesmo? Eu pesquisei em diversas fontes e não achei que a criminalidade tinha baixado não.
      A educação de fato melhorou, já que ele fez o acordo com a Cuba e tal, melhorando a saúde e educação da Venezuela, ma so ponto em questão é: de onde ele tirou esse dinheiro todo para fazer isso? Da PDVSA, ou seja, podendo ter investido muito mais na empresa de petróleo para ALAVANCAR a economia Venezuela e depois teria muito mais CAPITAL para poder utilizar no lado social... seria bem melhor assim, não é verdade? Sem contar que como eu citei aí acima no post o Hugo Chávez "prendia" muito os meios de comunicação...ele só mostrava o que ele queria e me responda: isso é saudável para uma democravia? Bem, eu acho que não.

      Mas enfim, é isso aí... podemos ter várias visões até porque é uma forma de governo e sempre trará várias opiniões divergentes e diferentes análises.

      Fico grato por ter mostrado sua opinião, eu tentei mostrar um pouco da minha com esse post e com essa resposta aqui.

      Fico feliz também por ter gostado do post.
      Vlw, até mais, Paulo!

      Excluir
    2. O fato é: ele era um bom presidente para o povo e um mal presidente para a economia. Mesmo com a "Prisão de mente" o povo amava ele. Mas o problema é que ele esquecia de fazer o país "andar".

      Excluir
  5. Sabe qual foi seu problema ao escrever o texto? A base que você utilizou.
    Globooo??? Não nééé..
    digamos que eles controlam a informação da maneira que eles acham certo pra eles.

    Claro que o govergo Hugo C. não foi totalmente bom... mas É MELHOR QUE O NOSSO!

    98% da população da Venezuela, agora, possui 3 refeições diárias ..coisa que não tinham antes de Hugo.
    Hugo fundou 22 Universidade ótimas ..para melhorar a educação.
    Hugo apoiou e defendeu os negros, gays e as mulheres.

    Assiste este vídeo abaixoo.. é bem interessante (fala sobre a alienação sobre o assunto Hugo Chavez)
    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/03/george-galloway-video-venezuela-chavez-oxford.html

    ResponderExcluir
  6. Sabe qual foi seu problema ao escrever o texto? A base que você utilizou.
    Globooo??? Não nééé..
    digamos que eles controlam a informação da maneira que eles acham certo pra eles.

    Claro que o govergo Hugo C. não foi totalmente bom... mas É MELHOR QUE O NOSSO!

    98% da população da Venezuela, agora, possui 3 refeições diárias ..coisa que não tinham antes de Hugo.
    Hugo fundou 22 Universidade ótimas ..para melhorar a educação.
    Hugo apoiou e defendeu os negros, gays e as mulheres.

    Assiste este vídeo abaixoo.. é bem interessante (fala sobre a alienação sobre o assunto Hugo Chavez)
    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/03/george-galloway-video-venezuela-chavez-oxford.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ps: A propositoo...Você escreve muitooo bemm heinn!!
      Voltareii sempreee.
      e desculpa minha ousadiaaa na resposta =/

      Excluir