domingo, 7 de abril de 2013

1 Litro de Lágrimas: um dorama que todos deveriam assistir



Antes de qualquer coisa, quero (em nome do Puzzle Boy) pedir desculpas pela ausência de posts aqui no Puzzle Mind durante os últimos dias. Acontece que o Dudu está sem internet por um tempinho por motivos que não me cabem informar, mas ele voltará dentro de alguns poucos dias. A todos que não esqueceram desse cantinho, sinceros agradecimentos meus e principalmente de Dudu.

Bom, continuando com o post... Dessa vez decidi não postar sobre um anime. Apesar de ter uma animação em mente, lembrei de um dorama muito lindo e comovente e decidi deixar o anime para depois.

Enfim, 1 Litro de Lágrimas é um dos melhores doramas (dramas ou novelas japonesas) que já assisti (se não for o melhor...). Extremamente verdadeiro e comovente, o seu título não é nada mais do que a breve transmissão dos sentimentos de uma menina que lutou contra o relógio por 10 anos. Portadora de uma doença incurável, a protagonista não foi inventada. Kitou (no dorama, Ikeuchi) Aya realmente existiu e era uma menina japonesa de 15 anos que lutou até o fim, movida por amor, força e esperança. Eu realmente me emocionei muito assistindo essa obra. Ri, chorei e tirei várias lições. Até mesmo minha mãe (pra quem conhece, ela não curte nem um pouco animes, mangás, doramas ou qualquer coisa do gênero) decidiu conferir. E pasmem: ela AMOU! Se brincar, chorou mais do que eu. Mas enfim, o importante mesmo não é apenas se emocionar, mas sim aprender de verdade o que é passado a partir dessa história real e aplicar em nossa própria vida.

Se você reclama de algo em sua vida, assista esse dorama e tenha um pouco de noção sobre as besteiras que você (e eu mesma) constantemente fala.


"O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais."

Nome original: Ichi Rittoru no Namida (1リットルの涙)
Gênero: Drama, escolar e (pouco) romance
Número de episódios: 11 + episódio especial
País: Japão
Exibido: Fuji TV


SINOPSE

Ikeuchi Aya é uma adolescente japonesa e estudante do colegial. Aos 15 anos, ela é filha mais velha de uma família muito simples, porém bastante feliz. Mas, assim como acontece com qualquer um, a família de Aya passa por problemas financeiros, e, para compensar isso, os pais dela trabalham até pela madrugada.
Entretanto, a situação piora ao extremo quando Aya é diagnosticada com uma doença degenerativa incurável: ela desenvolveu a degeneração espinocerebelar, o que causa (obviamente) a degeneração do cerebelo, inibindo sua fala e seus movimentos. Porém, memória e mente não são afetadas.
A partir daí, Aya e toda a sua família começam uma luta de força, amor, superação, esperança e muita fé em busca de uma cura para a doença que mudou a história deles para sempre.


ALGUMAS IMAGENS














MUSIC VIDEO
("Trailer")



Bom, pessoal. Esse foi o meu post. Duas observações importantes sobre 1 Litro de Lágrimas são: 1. O Diário de Kitou Aya (em quem o dorama foi baseado), nomeado originalmente de Ichi Rittoru no Namida, vendeu mais de 1,8 milhões de cópias apenas no Japão, tornando-se um sucesso e ajudando e incentivando na luta dos portadores da degeneração espinocerebelar ou de qualquer outra doença incurável; 2. Durante o dorama, quem me chamou bastante atenção foi a mãe de Aya. Ela esteve sempre ao lado da filha e realmente não mediu esforços para fazer o impossível para vê-la feliz.

No mais, finalizo o post perguntando: quem aí já conhece e/ou já assistiu esse dorama? Se já assistiu, comente aí o que achou. E se nunca tinha nem ouvido falar, que tal baixar (não disponibilizei link porque não encontrei. Se alguém achar, nos avisa, por favor) e, após conferir, dizer o que achou? Comentem, comentem! :D Ah, o Puzzle Mind agradece sua visita!


Patrícia Melo,
Bombril do Puzzle Mind

Nenhum comentário:

Postar um comentário